Jason Reitman é filho do diretor Ivan Reitman, que dirigiu clássicos como Os Caça-Fantasmas e Irmãos Gêmeos. Nasceu em Montreal, no Canadá, em 19 de outubro de 1977. Desde a infância, foi exposto ao mundo do cinema, acompanhando as produções do pai e despertando o seu interesse pelo universo cinematográfico.

Aos 25 anos, Jason Reitman escreveu e dirigiu seu primeiro longa-metragem, intitulado Thank You for Smoking (2005). Nesse filme, o diretor apresenta a história de Nick Naylor, um porta-voz de uma indústria de tabaco que precisa enfrentar as consequências de seu trabalho enquanto tenta manter uma boa relação com o filho. O filme, estrelado por Aaron Eckhart, teve uma ótima recepção e mostrou o talento de Jason Reitman para contar histórias que misturam comédia e drama.

Em 2007, o diretor lançou Juno, um dos filmes mais famosos e elogiados de sua carreira. O longa-metragem conta a história de uma adolescente, interpretada por Ellen Page, que engravida acidentalmente e precisa lidar com as consequências dessa situação. Além de ter recebido quatro indicações ao Oscar, Juno trouxe à tona questões importantes sobre gravidez na adolescência, aborto e adoção.

Outro grande sucesso de Jason Reitman foi Amor Sem Escalas (2009), que conta a história do personagem de George Clooney, um executivo que passa a vida em aviões, demitindo pessoas. O filme foi muito elogiado pela crítica e rendeu ao ator indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro. Bebê de Bridget Jones (2016) também foi dirigido por Reitman, além de ter sido um dos produtores do filme.

Além de dirigir longa-metragens, Jason Reitman também é produtor de cinema e televisão. Ele produziu o filme Up in the Air (2009), dirigido por seu amigo e colaborador Tom McCarthy, e a série Casual (2015-2018), exibida pelo serviço de streaming Hulu.

O legado de Jason Reitman no cinema é indiscutível. Seus filmes trazem à tona questões importantes da sociedade e apresentam personagens complexos e realistas. Ele também é conhecido por seus diálogos inteligentes, que misturam humor e drama de maneira única. Com uma carreira ainda em ascensão, podemos esperar ainda muitos filmes incríveis vindo desse talentoso diretor.